quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alergia à proteína do leite de vaca

Alergia ao leite - Ilustração de Alexander Santos

Como primeiro “post” deste de blog, escrevo sobre o problema que vivo atualmente: a alergia à proteína do leite de vaca. Meu filho tem quase 3 anos e a mais de 1 ano tem tido crises de laringite e bronquite. Uma das vezes que estive no Pronto Socorro, um senhor que também levou sua filha, me disse que ela havia tido o mesmo tipo de tosse e era ligada a alergia ao leite.

Depois de inúmeras idas ao hospital durante madrugadas (meu filho tinha uma “tosse de cachorro” e sentia falta de ar) e de até ficar internado, fizemos exames de sangue e de imagem obtendo o diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca e descartando o refluxo gastro-esofágico.

Foi quando descobri que não bastava tomar leite com pouca lactose. Era necessário cortar tudo que continha qualquer resquício de leite. Não adiantaria migrar para o leite de cabra, pois a proteína deste leite é muito parecida com a do leite de vaca.

Encontrei informações valiosas no site: www.alergiaaoleitedevaca.com.br, lá tem até links de livros de receitas para alérgicos, lista de substâncias que o alérgico não pode consumir, e isto me ajudou muito. Agora todos os produtos que compro, leio o rótulo antes.

Mas ainda sinto dificuldade em encontrar produtos prontos livres da substância. Meu filho frequenta escolinha, onde toda tarde toma lanchinho com os amiguinhos, e receio que passe “vontades”.

Agora, seguem algumas dicas de produtos que encontrei: dos chamados “leite de soja”, utilizo o Ades Original e o com sabores: chocolate, morango, banana e coco; tem também os sucos de frutas associados à soja, também da Ades; para o iogurte uso o Batavo Naturis Soja; encontrei salgadinhos de soja da marca Good Soy; cookies da Jasmine; e margarina somente da Becel Original. Para a minha surpresa, até leite condensado de soja (marca: Soymilke) e o substituto do creme de leite, chamado creme de soja da Linha Naturis Batavo acabei encontrando.

Espero ter ajudado, e se encontrar mais novidades, aviso vocês.

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas, a uma semana descobri q meu filho de quatro tem alergia ao leite de vaca e estou perdida em relaçao a alimentaçao dele ,agora lendo seu blog descobri q posso encontrar varios produtos.

    ResponderExcluir