segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cuidado com a pintura do seu carro

Cuidados com o carro - ilustração de Alexander Santos
Hoje, vou escrever sobre um assunto que achei interessante, sobre tudo quando vamos vender o nosso carro. Em como manter este bem em bom estado de conservação. Agrupei 3 matérias que vi e li para reunir dicas de conservação da pintura do carro de forma mais prática. Usei como base o Programa Mais Você, onde a Ana Maria Braga entrevistou um dono de funelaria chamado Elvio Freitas; a matéria do site: http://www.riodicas.com/; e a matéria do site  http://www.guia.mercadolivre.com.br/ cujo autor é  e-vendasBRASIL.

Quando chega o momento de vender o carro, uma das diferenças que mais pesam para o comprador é o estado do veículo, principalmente da pintura. Ela não é só uma questão de estética, mas é a responsável pela proteção das chapas da carroceria. Portanto, para não sofrer prejuízo na hora da venda, vamos as dicas...


Dicas para conservar a pintura:

1. Pintura fosca, sem brilho e com aparência de ressecada é sinal de que a pintura pode estar queimada. As causas podem ser: exposição do veículo ao sol durante muito tempo; lavagem do veículo com xampu ou sabão muito forte; uso de tíner. Nestes casos é necessário passar massa de polir até a cor reaparecer.

2. A salinidade das praias podem prejudicar a pintura. Providenciar a lavagem geral do carro, inclusive por baixo, com água e sabão neutro sem óleo de mamona.

3. Ao abastecer, caso derrame gasolina (ou álcool) na carroceria, jogue água com sabão neutro para evitar que a pintura fique manchada.

4. Gotas de água e manchas de concreto de garagens que caem sobre a pintura, podem ser abrasivas. Tente tirá-las o mais depressa possível. Se ela já secou, corte um limão ao meio e passe sobre a mancha até que ela desapareça.Espere 5 minutos e depois enxágue bem para retirar todo o resíduo do limão (fiquei com medo de testar).


Dicas para lavar o carro:

1. Lave o seu carro uma vez por semana, quando pegar barro, após chuvas e principalmente após a praia pois a maresia acaba com a pintura.

2. O carro deve ser lavado na sombra para que o sol com os produtos químicos da lavagem não causem manchas na lataria.

3. Use um pano bem macio.

4. Use detergente neutro ou o recomendável para automóveis.

5. Dê um jato d'água para remover a sujeira, pois a mesma pode arranhar a pintura na hora de passar o pano (Lá se vai a economia de água).

6. Quando for lavar o carro, comece de cima para baixo e utilize outro pano para limpar da metade do carro para baixo.

7. Seque muito bem a lataria do veículo para evitar manchas.

8. Aplique cera cristalizadora pelo menos uma vez por mês com estopa.

9. Após aplicar a cera, passe flanela em movimentos circulares para dar brilho.

10. Não deixe a cera secar na lataria, por isso, aplique pequenas quantidades em pequenas áreas do carro e não no carro todo de uma vez só.

11. É recomendável que de 6 em 6 meses se faça uma cristalização, que é a aplicação de uma cera cristalizadora feito através de máquinas próprias para o polimento.

12. Caso o carro fique estacionado por muito tempo, cubra-o com uma capa para protegê-lo do sol, poeira, vento e chuva.


O que não se pode fazer:

1. Não lave o carro após exposição prolongada ao sol ou quando o capô do motor esteja quente, o brilho da pintura pode ser alterado.

2. Para limpeza das rodas de liga leve, não devem ser usados produtos abrasivos (algumas ceras são), somente água e sabão (neutro).

3. Para manter o brilho original da pintura encerar o veículo pelo menos duas vezes ao ano. Ao usar cera, não deixe que ela atinja os plásticos, pois as manchas são difíceis de serem retiradas. Mas se acontecer pode-se utilizar uma escova de dentes velha para tirar o esbranquiçado. Lembre também que o polimento não deve ser feito sob sol forte.

4. Os melhores lava rápidos são aqueles que não utilizam escovas e sim água sob (baixa) pressão, pois as escovas geralmente acumulam um pouco de sujeira, e arranham a pintura.

5. Outra orientação é que em carros escuros não se usa estopa, apenas somente nos de cor clara.

6. Não use sabão em pó, pois ele é a base de petróleo, se torna abrasivo.

7. Ao usar água com alta pressão deve-se ter cuidado para não molhar o motor e entrar água no filtro de ar.

8. Depois de uma chuva não é recomendável passar um pano para secar o carro, pois a poeira pode riscar a pintura.

9. Não coloque detergente no reservatório do limpador de pára-brisa pois ele pode cair na pintura e manchar.

10. Não usar óleo de mamona, pois as partes de borracha podem resecar em pouco tempo, principalmente da suspensão e os de vedação (portas, capô etc.).

11. Evitar a re-pintura, pois com a ação do tempo a cor do local acaba se tornando diferente das demais partes do carro.


Bem, é legal dar um pouco de atenção ao seu veículo, pois ele já perde valor com o tempo, se não for cuidado perderá muito mais. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário