terça-feira, 7 de junho de 2011

Por que beber líquidos no inverno?

Beba água - ilustração de Alexander Santos
Neste "post", vou responder a pergunta acima usando informações que recolhi em matéria da Revista Compre Bem de Maio de 2010, do site Mais Qualidade de Vida, e também do site Dicas da Mulher.

No verão, sobretudo em dias quentes, temos muita sede, e fica mais fácil se lembrar de ingerir líquidos e nos hidratar. No inverno há menos umidade no ar, acumulando mais poluentes e agredindo nossas vias aéreas deixando-as mais suscetíveis a bactérias e vírus.


Saiba porque a água é tão importante:

1. A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormônios, enzimas e células sanguíneas.
2. A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
3. Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
4. Mesmo no inverno nós precisamos de 2 litros de água para juntos as fibras ajudar na manutenção do intestino, umidificação das articulações.
5. A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
6. A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.


Tem gente que não gosta de água, então o aconselhável seria substituir por sucos, que além de todo beneficio do líquido tem também nutrientes e é de fácil absorção. Para quem não tem tempo, os sucos de caixinha são uma boa opção, eles tem conservantes, mas são enriquecidos com vitaminas. As frutas também nos hidratam e as melhores são: melância, melão e pêra.

Outra opção são os Chás, cappuccino e o delicioso chocolate quente. As deliciosas sopas quentinhas ´também podem ser utilizadas no inverno, caldo verde, feijoada e sopas de mandioca fazem toda diferença nos dias frios do ano.


Seguem algumas receitas de bebidas quentes para o inverno, todas elas são de gostosas e trazem benefícios a saúde, nos mantém quentinho durante o inverno e nos proporcionam um delicioso sabor ao paladar:

Chocolate quente:
4 copos de leite.
4 colheres (sopa) de chocolate em pó.
2 colheres (sopa) amido de milho.
½ lata de leite condensado.
1 colher de canela.
Esquente bem o leite e quando ferver adicione o amido de milho já dissolvido e mexa bem, mas lembre-se ele deve ser dissolvido em leite frio depois despejado aos poucos no leite quente, quando estiver fervendo novamente adicione o chocolate e a canela e o leite condensado mexa até engrossar e sirva quente.

Cappuccino:
1 lata de leite em pó integral e instantâneo.
1 vidro de café solúvel 100gr.
1 lata de achocolatado 200gr.
2 caixas de chantilly em pó.
2 copos (americano) açúcar refinado.
1 colher (sopa) bicarbonato.
Peneire todos os ingredientes em pó, misture bem todos eles e reserve em uma vasilha seca. Quando for preparar seu cappuccino coloque de quatro a cinco colheres generosas do pó em uma xícara e complete com leite quente ou água, beba quente.


Dicas para manter as doenças respiratórias longe:

1. Pingue soro fisiológico no nariz 2 a 3 vezes por dia
2. Fuja de aglomerações
3. Coloque uma bacia com água no quarto, só para ajudar
4. Se tiver rinite, sinusite, bronquite, etc., tenha mais cuidado
5. Não esqueça da garrafinha de água sempre ao seu lado !


Água, sucos, chas, bebidas quentes, sopas, não importa, o essencial é nos hidratar. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário