quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Diferenças entre a Alergia ao Leite a Intolerância à Lactose

Depois de um longo afastamento estou de volta inspirada numa reportagem que vi esta semana no Jornal Hoje (Rede Globo). Justamente na semana em que preparo um kit para o Bruno participar da festinha de aniversário que vai acontecer na escola. O kit vai com salgado (enroladinho de salsicha, próximas postagens dou a receita),  uma receita de brigadeiro sem leite e um bolo (desta vez vou fazer a receita do bolo de chocolate dada no Jornal Hoje, também vou postar depois).

Gostei da matéria, pois falava justamente da confusão que as pessoas fazem entre a intolerância à lactose e a alergia ao leite de vaca, a explicação reduzida esclareceu de forma simples esta diferença. Dizia que a alergia ao leite aparecia em crianças e a intolerância a lactose em adultos e no caso os tratamentos era a substituição pelo leite de soja. Só um adendo, meu filho Bruno tem alergia ao leite de vaca, mas não apresentou os sintomas intestinais quando bebê, os sintomas apareceram após os 2 anos de idade, a alergia ocasionava laringite e falta de ar. Após a exclusão total do leite de vaca da dieta do Bruno, a crises diminuíram e já faz um bom tempo que ele não as tem. 

Veja abaixo a descrição da reportagem:

Matheus, que tem apenas três anos, hoje come com prazer e sem medo um bolo de chocolate, feito com ingredientes especiais. “A alergia demorou um ano e meio pra ser descoberta. Ele não crescia e não engordava como deveria”, conta Sofia Wituba da Cunha, mãe do Matheus.
Barriga inchada, vômito, sangue nas fezes e problemas de pele. Todos são sintomas de quem tem alergia ao leite, mas alguns desses sinais são comuns também em crianças que não têm o problema e por isso muitas vezes a doença demora a ser diagnosticada.
A forma mais segura de diagnosticar a alergia é cortar o leite e os derivados. No caso do Matheus, ele tem alergia à proteína do leite de vaca. A doença é mais comum em crianças.
“Isso pode acontecer na dieta da criança, quando ela ingere leite ou quando a mãe ingere o leite de vaca e amamenta a criança”, diz Richard Magalhães, gastroenterologista.
Ao contrário da alergia, é a intolerância, que mais aparece em adultos. “Eu tinha cólica, desconforto abdominal e aí eu passava mal durante o dia, à noite. Eu só não sabia que alimentação me fazia mal”, conta Monica da Silva, auxiliar administrativa.
O problema de Mônica é a lactose, o açúcar do leite. “A intolerância a lactose está relacionado a uma deficiência de uma enzima que digere o leite, chamada de lactase”, explica o gastroenterologista.
O tratamento da intolerância vai desde o consumo de produtos com baixa lactose até a retirada total do leite. Ele pode ser substituído pelo de soja.
Bem, por enquanto é só, mas amanhã posto a receita do bolo de chocolate com fotos. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário